Skip to main content

o quadrilátero

André Vilaron

Autopublicado

O quadrilátero, de André Vilaron, faz uma homenagem visual ao Distrito Federal e à cidade de Brasília. A narrativa fotográfica é construída de maneira a evidenciar as diversas histórias que atravessam as vivências e memórias do lugar. São cerca de 115 imagens que traçam uma trajetória da idealização e de concretização da ocupação espacial do território.
O livro inicia o percurso visual com imagens do Cerrado, como origem primordial. De acordo com a curadora Cinara Barbosa em seu texto de apresentação, Vilaron “realiza questionamentos sobre a concepção das imagens, tanto como documento, quanto ficção” e com isso se interessa pelos modos de contar aquilo que representa a história da cidade que podemos reimaginar e reconhecer.
Nesa trilha pelo Distrito Federal, para além do Plano Piloto, aparecem regiões administrativas diversas e a “quebrada”, com seus moradores e frequentadores, como é o caso de Ceilândia. Um dos destaques é a redescoberta da Pedra Fundamental, confeccionada em 1922, no Rio de Janeiro, e trazida para Planaltina, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil. A imagem lança um questionamento sobre a relação que cultivamos e desejamos construir com a memória local e nosso patrimônio.