Skip to main content

Tramas: sobre caminhos e encontros

Nitro

Nitro Editorial

A partir de um olhar que observa, e de uma escuta sem pressa, nascem encontros: na estrada, na beira de rio, na cidade pequena, grande, em meio à natureza. Encontros com histórias de vida. São eles os verdadeiros protagonistas das criações da Nitro Histórias Visuais, coletivo que celebra 20 anos com o lançamento do livro e do filme “Tramas: sobre caminhos e encontros”.

Mais que abordar os caminhos percorridos em duas décadas pelos fotógrafos Bruno Magalhães, João Marcos Rosa, Leo Drumond e Marcus Desimoni e pelo escritor Gustavo Nolasco, as obras falam das possibilidades narrativas da imagem, de uma fotografia que é ferramenta para conhecer e se aproximar das pessoas.

Embora o livro e o filme celebrem os 20 anos da Nitro, não abordam o trabalho de forma cronológica, como uma efeméride. Eles giram em torno dos encontros: são deles que nascem todas as histórias e imagens. E para que cada uma dessas fotografias e textos fosse gerado, foi necessário um tempo de escuta, que é o cerne da produção dos integrantes do coletivo.
Segundo a crítica de fotografia e jornalista Simonetta Persichetti, que assina, ao lado do quinteto, a curadoria e edição do livro “Tramas: sobre caminhos e encontros”, esse Brasil que tanto se fala, que tanto se fotografa, ganha, na publicação, uma profundidade que vem da delicadeza, do respeito, da generosidade.

“Eles vão atrás de histórias que merecem e devem ser contadas. É um trabalho de escuta, que vai na contramão da sociedade do eco, que repete, que fala muito e que ouve pouco. Não ouvem histórias para se apropriarem delas, mas para conta-las ao mundo como intermediários. Eles levam tão a sério que devolvem para seus protagonistas essas histórias.”