Skip to main content

Foto: Eugênio Sávio

OFICINAS

Todas as oficinas realizadas nessa edição do evento serão gratuitas.
As inscrições devem ser realizadas em: https://www.sympla.com.br/fotoempauta 

Serão emitidos certificados aos participantes das atividades. 

 

Brincando com a Luz

A proposta norteadora das Oficinas “Brincando com a Luz” é estimular o exercício da percepção/expressão de si e do mundo por meio de vivências pautadas em abordagens do elemento luz enquanto matriz física e inspiradora.

 

Instrutores: 

Ana Angélica Costa é artista visual, pesquisadora, gestora e produtora cultural. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Linha de Pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos (2008), especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil, PUC-Rio (2006), e graduação em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela UERJ (2003). Desde 2003, desenvolve oficinas de fotografia e projetos de arte, tendo sido selecionada em diversos prêmios e editais, entre eles: Prêmio Interações Estéticas em Pontos de Cultura, XIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia Funarte, Edital de Fomento de Artes Visuais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Prêmio Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores. Em 2015, lançou a publicação “Possibilidades da câmera obscura”, referência em pesquisas com câmeras obscuras no Brasil. No mesmo ano, mudou-se para Campinas (SP) e fundou a Câmera Lúcida.

Miguel Chikaoka é fotógrafo e educador, vive e trabalha em Belém (PA), desde 1980. Criador da Associação Fotoativa e da Agência Kamara Kó, seu processo de trabalho é pautado em abordagens que buscam expandir a leitura e as experiências com a luz para além da fotografia. Possui obras nos acervos da Coleção Pirellli/MASP de Fotografia SP, da Fundação Biblioteca Nacional RJ e do AMA (Washington/EUA). Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2015, foi contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça pela Fundação Nacional da Arte do Ministério da Cultura do Brasil. Dedica-se atualmente à pesquisa e à experimentação de práticas educativas inspiradas em abordagens do que constitui a gênese das imagens.

Nado Rohrmann é graduado em Artes Plásticas pela Fundação Escola Guignard em Belo Horizonte (1988), tem especialização em Teatro de Marionetes no Instituto Internacional da Marionete em Charlleville, em Mézière, na França (1987), e fez o curso de Musicalização na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte, de 1983 a 1984. Desde 2015, realiza apresentações de teatro de marionetes permanentes no Teatro Casa de Boneco, Tiradentes – MG. Entre 2017 e 2022, realizou oficinas e apresentações de teatro de Marionetes no Projeto Família na Praça/SENAR MG. Realizou também diversas oficinas e apresentações de teatro no Projeto PDE, do Instituto Brasil Solidário, em estados diversos do Brasil, como Ceará, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre 2011 e 2022.

 

CÂMERA OBSCURA GIGANTE
com Ana Angélica Costa e Miguel Chikaoka
Tendo como locação uma casa, a ideia da Oficina é estudar, projetar e transformar, coletivamente, os seus ambientes em câmeras obscuras. A ideia é experimentar a maleabilidade das imagens dentro de uma câmera obscura.

data: quinta-feira, 16 de março de 2023
horário: das 9 às 13 horas
local: Vila Foto em Pauta
nº de vagas: 12
público-alvo: interessados, em geral, a partir de 8 anos
pré-requisitos: não há
inscrições aqui


MINI PINHOLE – Iniciação à Fotografia Pinhole
com Miguel Chikaoka
A Oficina de MINI PINHOLE consiste na construção e no uso de câmeras fotográficas pinhole de pequeno formato. Os participantes vão aprender a construir e a utilizar minicâmeras fotográficas, produzidas a partir do reaproveitamento de pequenas embalagens. Com exercícios práticos de captura, revelação e análise de imagens, discutiremos sobre origem, captura e tratamento da imagem.

data: sexta-feira, 17 de março de 2023
horário: das 9 às 13 horas
local: Vila Foto em Pauta
nº de vagas: 12 vagas
público-alvo: interessados com idade mínima de 8 anos
pré-requisitos: não há
inscrições aqui

PIN LUX
com Miguel Chikaoka
Nesta Oficina, cada participante será orientado no processo de construção e utilização de uma câmera pinhole, feita com uma caixa de fósforo e um filme 35mm. Num segundo tempo, haverá uma roda de conversa com a leitura crítica do processo e dos resultados.

datas: quinta-feira, 16 de março e  sábado, 18 de março
horário: das 15 às 18 horas
local: Vila Foto em Pauta
nº de vagas: 8 vagas
público-alvo: interessados, em geral, a partir de 12 anos
pré requisitos: não há
material do aluno: 1 filme 35mm P/B  (haverá filme para venda no Festival)
inscrições aqui

 

FOTOGRAFIA HÍBRIDA – Do analógico ao digital
com Miguel Chikaoka
Esta Oficina terá início com a construção de câmeras obscuras de grande formato a partir da reciclagem de caixas de papelão e utilização de lupas de diferentes distâncias focais. Uma vez pronta, a câmera obscura passará a ser trabalhada como uma câmera fotográfica de grande formato, na qual o registro da imagem elaborada deverá se dar com câmeras fotográficas digitais ou dispositivos móveis.

data: sexta-feira, dia 17 de março de 2023
horário: das 14 às 18 horas
local: Vila Foto em Pauta
nº de vagas: 8 vagas
público-alvo: interessados, em geral, a partir de 8 anos.
pré-requisitos: não há
inscrições aqui

Câmeras de vestir
com Ana Angélica Costa
A Oficina de construção de câmeras de vestir tem como objetivo transmitir a vivência de uma forma de produzir imagens que nos permite entrar em contato com o que existe de mais simples (sem deixar de ser complexo) na formação da imagem: o percurso da luz e a intervenção do espaço e dos objetos. A Oficina propõe reflexões em torno do encantamento pelo simples; da descoberta da origem dos objetos formadores de imagens; de uma fotografia mais lenta (slow photography); de experimentar a formação da imagem na prática com a materialidade da luz para pensar também sobre como imaginamos (criamos imagens) e produzimos o mundo em que vivemos e o mundo que queremos. O grupo será convidado a montar câmeras obscuras de diferentes formatos, com superfícies de características diferentes para a formação da imagem, ocasionando anamorfoses nas imagens produzidas.

data: quinta-feira, 16 de março de 2023
horário: das 14 às 17 horas
local: Vila Foto em Pauta
nº de vagas: 10 vagas
público-alvo: interessados, em geral, a partir de 16 anos
pré-requisitos: não há
inscrições aqui

 

Imagens no Teatro de Sombras
com Nado Rohrmann
A arte milenar do Teatro de Sombras, foi a primeira forma utilizada de uma projeção de imagens na história da humanidade. A partir de materiais de fácil acesso, como papel-cartão, papel celofane e tecidos, e com o uso do projetor e de lâmpadas diversas, os alunos serão estimulados a criar imagens por meio do desenho, compreendendo o processo do teatro de sombras e explorando meios opacos e translúcidos. Explorando os conceitos de forma e contraforma, valendo-se das figuras recortadas e de variadas fontes de luz, ao final da Oficina, os alunos farão registros fotográficos e videográficos das imagens criadas.

data: sexta-feira, dia 17 de março de 2023
Horário: das 14 às 17 horas
local: Vila Foto em Pauta
nº de vagas: 15 vagas
público-alvo: crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos
pré-requisitos: não há
inscrições aqui

_______________

Imagem e Som: Trilhas Sonoras
com Marcos Souza

Duas atividades voltadas para artistas da música e da fotografia e do audiovisual, com o objetivo de pensar na união de imagem e música, no papel da trilha sonora no audiovisual, e de estimular o pensamento crítico sobre o assunto.  

Instrutor:
Marcos Souza, músico, diretor de Projetos da Orquestra Petrobras Sinfônica e coordenador do Festival Musimagem (desde 2015). Foi diretor do Centro da Música da Funarte/Ministério da Cultura, entre 2017 e 2018. Formado em Som para Cinema e TV, pela Academia Internacional de Cinema (2016), iniciou um mestrado em Música no Codarts Rotterdam Conservatorium, na Holanda (2010-incompleto). É graduado também em Jornalismo pela Universidade Hélio Alonso/FACHA, Rio de Janeiro (2006). 

 

OFICINA TEÓRICA:
Curso voltado para a reflexão sobre o repertório em trilhas sonoras. Baseando-se em referências e análises, o curso tem a finalidade de proporcionar o conhecimento histórico do papel da trilha sonora no audiovisual e estimular o pensamento crítico. Afinal, assim como a imagem, a trilha sonora também é um forte recurso para auxiliar a contar uma história. 

data: sexta
horário: das 9 às 13 horas
local: Centro Cultural da UFSJ | Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 – Largo do Carmo, São João del-Rei, MG
nº de vagas: 20 vagas
público-alvo: produtores de imagens (fotógrafos e artistas do cinema e do vídeo), músicos e amantes de trilha sonora
pré-requisitos: não há
inscrições aqui

 

OFICINA PRÁTICA:
Prática de composição de trilhas sonoras, para as quais serão selecionados cinco ensaios fotográficos a fim de construirmos, com base neles, uma trilha sonora. Serão também selecionados cinco músicos que toquem instrumentos como baixo, bateria, percussão, sopros e metais para composição da trilha. Ao final do processo, a música criada será apresentada ao vivo, em conjunto com os ensaios, em uma noite de projeções do Festival de Fotografia de Tiradentes. 

Um editor de vídeo acompanhará o processo e editará junto com os participantes.

data: sexta e sábado
horário: das 15 às 19 horas
local: Centro Cultural da UFSJ | Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 – Largo do Carmo, São João del-Rei, MG
nº de vagas: 10 vagas
público-alvo: fotógrafos e músicos
Pré-requisitos: Os fotógrafos interessados deverão enviar um ensaio fotográfico, organizado em um único arquivo formato PDF, ou seja, um conjunto que pode variar entre 50 e 200 imagens. Os músicos devem enviar currículo e Carta de Intenção.

INSCRIÇÕES neste link

 

 

KOMBInacomFOTO
Oficinas de Fotografia na Kombi

O projeto, criado pelo fotógrafo, artista visual e professor Felipe Colvara Teixeira, de Florianópolis, ministra oficinas teórico-práticas de fotografia ao ar livre. A Kombi é equipada com um minimuseu de câmeras fotográficas e uma minibiblioteca, utilizando as imagens para salientar a importância do ponto de vista ambiental, social e cultural, levando à reflexão sobre nossas relações com a sociedade, a natureza e o entorno. 

As oficinas de fotografia destinam-se aos estudantes das escolas públicas da cidade de Tiradentes-MG e vão acontecer na mesma semana do Festival.

 

Janela Mágica Trailer
Oficina de fotografia analógica – Câmara Escura – Processo PINHOLE – Laboratório P & B

O trailer ficará estacionado no Largo das Forras, por dois dias, demonstrando os princípios da fotografia: a entrada da luz por um pequeno buraco para um recinto fechado (câmara), formando lá dentro uma imagem do que está diante da câmara. Chamamos de “Pinhole” as câmaras feitas onde não há lentes, há apenas um pequeno furo feito com agulha, que faz o papel das objetivas (lentes) das câmeras fotográficas tradicionais. Esta “magia” da formação da luz que é a base da experiência que oferecemos dentro do trailer da Janela Mágica. Dentro do trailer, os participantes vivenciam a imagem projetada lá dentro, conhecem o processo Pinhole e podem conhecer o processo de revelação analógica da fotografia em preto e branco.
O projeto foi idealizado por
Sergio Lopes Fernandes, de Poços de Caldas, MG.