Fuga
Marcio Scavone
Ipsis Pub
O livro Fuga, segundo o autor é um divisor de águas, onde sua maturidade como artista se realiza em forma e conteúdo.
Em formato grande com mais de 200 páginas e 130 fotografias primorosamente impressas na Ipsis Gráfica no processo FullBlack tritone em papel Eurobulk para as imagens e Munken Print Cream para o texto e legendas. Inclui uma entrevista para o renomado curador Agnaldo Farias.
“Um fotógrafo pega uma câmera, ele segura seu mundo inteiro nas mãos: suas memórias, suas referências e seus sonhos; sua máquina se transforma numa espécie de salvo-conduto para penetrar mundos que não são seus, aríete que derruba muros de cidades proibidas.
Tive vontade de escrever um livro sobre um fotógrafo que sai pelo mundo para fotografar as cidades que estavam em seus sonhos desde criança. Cidades magníficas cujos nomes evocavam aventura e mistério. Lugares que na sua imaginação se transformavam em labirintos cujas paredes eram forradas de imagens: Londres, Paris, Rio de Janeiro, Tóquio, Cidade do México, Roma, Nova York e por fim, inesperadamente, sua cidade natal, São Paulo, que, por conta de uma pandemia e do isolamento, tomou ares distantes, se tornando estranha e, portanto, para ele, visitável na memória.
Mas, de repente, o fotógrafo, que não era um escritor, olhou em volta e percebeu que elas tinham sido visitadas havia muito tempo; apenas não tinham sido fotografadas como ele as havia sonhado.
Este livro é sobre a solidão interior da aventura – é sobre uma busca e uma fuga. Encontrar é mais fácil do que fugir, mas fugir nos mantém procurando.”