Skip to main content

A Mesma Luta

Rosa Gauditano

Autopublicado

A Mesma Luta é um trabalho da fotógrafa brasileira Rosa Gauditano ( www.rosagauditano.com.br) e reúne fotografias preto e branco de dos movimentos sociais em São Paulo nas décadas de 70 e 80 durante a ditadura no Brasil.
A edição do livro A Mesma Luta, está focada na lutas das mulheres e no seu importante papel para a mudança da sociedade brasileira que culminou com o fim da ditadura militar e eleiçōes diretas para presidente da república em 1984. Rosa mergulhou em seu arquivo e selecionou estas fotos em 2015 quando percebeu que a ditadura e os militares poderiam voltar a governar o Brasil, com a ascensão do atual presidente Jair Bolsonaro. Resolveu organizar estas fotos para contar essa história pouco conhecida pelos jovens brasileiros.
O livro auto editado tem a apresentação da curadora Cristianne Rodrigues (@cristiannerodrigues.curator )e um texto da historiadora Erika Zerwes (@erikazerves).
O fotolivro A Mesma Luta traz um projeto gráfico realizado por Rosa Gauditano com orientação de Angela Belinde, Rosângela Rennó e Walter Costa.
Esta primeira edição tem 300 exemplares assinados pela autora.
O livro A Mesma Luta mede 21cm x 28cm x 0,5cm, tem um design simples, associado aos panfletos de manifestações populares impresso em papel reciclado e pode ser desmontado em cartazes que nos remetem aos cartazes de rua muito utilizados nas manifestações da época .
O livro A Mesma Luta foi selecionado um dos 10 destaques na Convocatória de Fotolivros do Festival ZUM 2021 do Instituto Moreira Salles em São Paulo, Brasil, foi exposto no MEDPHOTOFESTIVAL na Sicília, Itália e recebeu o premio de melhor livro auto editado do PHOTO ESPANÃ EM 2022.

Distribuição e vendas : @lovelyhouse