Cris Veit e João Marcos Rosa
Pela maneira única com a qual usa a fotografia em reportagens relevantes e aprofundadas, a National Geographic habita o imaginário de leitores no mundo todo. O modelo que a publicação estabeleceu para narrativas fotográficas, afinado ao longo dos seus 130 anos de existência, é o foco dessa oficina.
Os instrutores irão apresentar os caminhos e possibilidades que um ensaio/reportagem deve percorrer para alcançar as páginas ou o site da revista, desde a escolha do tema, passando pela produção fotográfica e edição. Também serão abordadas novas maneiras de se ter uma reportagem publicada/compartilhada. Os participantes devem trazer ensaios ou projetos documentais que já tenham ou que queiram desenvolver para ser discutido com os instrutores.
Cris Veit é designer, editora de fotografia e fotógrafa. Entre 2001 e 2013 foi diretora de arte da National Geographic Brasil. Desde então vem alternando as atividades de editora independente e consultora para narrativas documentais à produção de reportagens fotográficas no Brasil e em países como África do Sul, Venezuela e Peru.
João Marcos Rosa é fotógrafo e jornalista. Especializado na produção de narrativas ligados à vida selvagem e conservação. Desde 2004 é colaborador da National Geographic Brasil e também publica seus trabalhos em revistas como BBC Wildlife, GEO e Terra Mater. Publicou seis livros, entre eles Harpia e Jardins da Arara de Lear. É membro da Nitro – Histórias Visuais.
Data
29 e 30 de Março
Horário:
Sexta-feira – 14h às 18h | sábado – 9h às 13h
Local
Tiradentes
Carga horária:
8 horas
Pré Requisitos:
Opcional: Portfólio de projeto ou ensaio (digital ou impresso) - máximo de 20 imagens
Número de Vagas:
16
Investimento:
R$ 550,00 - Pagamento em até 3 parcelas
Programa:
Sexta:
- Os caminhos da fotografia dentro da National Geographic.
- Edição e conceito estético do conteúdo.
- Da ideia ao campo. O planejamento, a produção e os desafios da narrativa.
Sábado:
Apresentação e análise de ensaios dos participantes.