Palestras

Todos os anos o Festival de Fotografia de Tiradentes realiza uma série de palestras no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves (Rua Direita, 168, Centro Histórico) e em outros locais indicados abaixo.

As atividades são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia (apenas sujeito a limitação do espaço).
As senhas para garantir a participação são distribuídas uma hora antes do início das atividades, e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do Centro Cultural.

 

ABERTURA   QUARTA, dia 27, 20h
Apresentação do projeto Foto em Pauta na Estrada, que visitou Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Com Bruno Magalhães, João Castilho e Pedro David.

 

ÁGUA MORTA   QUINTA, dia 28, 16h
A artista mineira Marilene Ribeiro apresenta “Água Morta”, projeto sobre atingidos por barragens hidrelétricas no Brasil, desenvolvido no seu doutorado, defendido na University for the Creative Arts, Inglaterra, em conversa com a professora Anna Karina Bartolomeu (UFMG)

40 ANOS DE INTERFERÊNCIA  QUINTA, dia 28, 18h
Scott MacLeay, em conversa com Helena Leão, apresenta seu trabalho, concentrado principalmente na análise de pensamentos e sentimentos incursos em suas experiências pessoais.

TERRA EM TRANSE  QUINTA, dia 28, 20h
Diógenes Moura e Tiago Santana falam sobre o Solar Foto Festival, de Fortaleza, e a exposição Terra em Transe.

 

 

FOTOGRAFIA E PATRIMÔNIO CULTURAL – SEXTA, dia 29, 14h 
Renato Soares apresenta o projeto Ameríndios do Brasil, mediação de André Vilaron (Iphan/Brasília)

ALINE MOTTA – JOGO DA MEMÓRIA  SEXTA, dia 29, 16h 
Em Jogo da Memória, projeto de livro selecionado pela Bolsa ZUM/IMS, a artista une criação literária e pesquisa de imagens para tratar de sua história familiar, acompanhando parentes, como a tataravó Ambrosina Cafezeiro Gomes, que viveram no Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravatura. Usando fotos, textos e documentos, a artista pretende mergulhar no passado da família para narrar episódios entremeados por racismo, loucura e morte.

ROMY POCZTARUK   SEXTA, dia 29, 18h 
A artista gaúcha apresenta seu percurso artístico em conversa com a curadora, pesquisadora e crítica de arte Júlia Rebouças.

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: VIAGENS E EXPERIÊNCIA  SEXTA, dia 29, 20h 
Cristiano Xavier conversa com João Marcos Rosa sobre a vida do fotógrafo viajante. Histórias e relações que são transformadoras em suas abordagens fotográficas da paisagem, natureza, vida selvagem e cultura.

 

COLETIVO NEFA – SÁBADO, dia 30, 10h
Ana Sabiá, Dirce Körbes, Luciana Petrelli e Lucila Horn apresentam o trabalho desenvolvido em Florianópolis pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, dedicado a estudar, pesquisar e produzir pesquisas autorais em fotografia no campo da arte.

A REVISTA DO PATRIMÔNIO: O PATRIMÔNIO DO NORTE DO BRASIL  SÁBADO, dia 30, 12h 
Marcela Bonfim (Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta) e Paula Sampaio (ensaio “Delegacia de Casos Perdidos”). Mediação de Célia Corsino (superintendente Iphan/MG)

FOTOGRAFE MELHOR  – SÁBADO, dia 14h 
O editor da revista Fotografe Melhor, Sérgio Branco, e o articulista Juan Esteves apresentam o trabalho de Gisele Martins e Rita Barreto.

MULHERES DO MARSÁBADO, dia 30, 16h
Luciano Candisani (SP) fala sobre o processo criativo por trás do seu ensaio fotográfico sobre as mulheres do mar, senhoras mergulhadoras da Coreia do Sul (todas entre 65 de até 90 anos de idade) que ainda afundam a dez metros de profundidade só com o ar dos pulmões. É uma tradição com mais de 400 anos de história. Esse trabalho é tema do filme Haenyo: a força do mar, em cartaz no canal natGeo e está prestes a sair em livro e exposição individual

PRÊMIO FOTO EM PAUTA  – SÁBADO, dia 30, 18h
Gabriel Carpes, de Porto Alegre, vencedor do Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia apresenta o livro “Faltam Mil Anos de História”. O Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia é um prêmio para edição de livros de artistas brasileiros.  A realização é uma parceria entre o Foto em Pauta, a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora.

 

TESTEMUNHOS PARA O NÃO ESQUECIMENTO  – SÁBADO, dia 30, 20h
Mônica Maia (SP) e Bruno Magalhães (MG) apresentam o resultado da convocatória

PALESTRAS NO TEATRO CASA DE BONECO – RUA DIREITA, 288

 

 

FOTOGRAFIA ANALÓGICA EM GRANDE FORMATO –  QUINTA, 19h
César Barreto apresenta os fundamentos da operação de câmeras de grande formato, desmistificando uma suposta complexidade e enfatizando seu potencial como ferramenta de pesquisa pessoal.

JORGE BODANSKY –  SEXTA, 16h
Exibição, comentada pelo autor, de vídeos com entrevistas sobre fotografia produzidos pelo cineasta para o site da revista ZUM.

SOBRE FOTOLIVROS E ENCONTROS  – SEXTA,  20h30
Mateus Sá e Eduardo Queiroga apresentam seus livros “Lugar das incertezas” e “Cordão”, falam da Escola Livre de Imagem, do Pequeno Encontro da Fotografia e de outras experiências trazidas de Pernambuco.

 

BACHARELADO EM FOTOGRAFIA DO SENAC (SP): 20 ANOS E SEUS PROJETOS SOCIOCULTURAIS – SÁBADO, 10h
Palestra com João Kulcsár

REUNIÃO DA REDE DOS PRODUTORES CULTURAIS DA FOTOGRAFIA NO BRASIL – RPCFB – SÁBADO, 14h

ELIANE VELOZO
Fotógrafa pernambucana apresenta seu projeto Senha Aberta, que envolve residências artísticas em diversos países.   SÁBADO, 19h

 

 

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

AS DEMAIS PALESTRAS SERÃO DIVULGADAS AQUI NO NOSSO SITE E NAS NOSSAS REDES SOCIAIS.

 

Twitter


Facebook