Valdemir Cunha
Curso tratará desde a pré-produção das viagens, partindo da escolha de lugares possíveis para o viajante, planejamento de roteiro, pesquisa sobre o destino, estudo de técnicas fotográficas e elaboração de temas de ensaios fotográficos que os lugares podem permitir e, principalmente, como aproveitar melhor sua viagem a partir da fotografia.
A ideia é mostrar que a fotografia pode ser o melhor guia de viagem. Através dela podemos conhecer países, pessoas, costumes, gastronomia e tudo que puder ser fotografado. A proposta é instigar os participantes a serem “passageiros do olhar” durante suas viagens e não apenas simples turistas que buscam apenas visitar os principais pontos turísticos dos lugares que conhecem.
A partir da educação do olhar e de dicas simples de como melhorar sua fotografia, a oficina Olhar Viajante dará ferramentas para aqueles que gostam de conhecer novos lugares e culturas, aproveitar melhor seu tempo e fazer de sua viagem uma experiência mais intensa.
Valdemir Cunha atuou no mercado editorial durante 20 anos, com passagem pelas editoras Azul, Abril e Peixes, onde foi editor de fotografia e editor executivo, viajando por mais de 80 países produzindo reportagens para revistas.
Como fotógrafo documentarista percorreu todo o território brasileiro, principalmente as áreas mais isoladas do país, para fazer um inventário da geografia humana brasileira. Seu principal livro, Brasil Invisível, tratou da formação do povo brasileiro e se esgotou em menos de um ano.
Até 2010 toda a produção do fotógrafo estava voltada a publicação de revistas e alguns trabalhos pessoais. A partir de então cria sua própria editora, a Origem, para publicar seus livros ligados a meio ambiente, população e cultura brasileira. Hoje já são 14 títulos da Origem, sendo que 5 já estão esgotados.
A partir de 2016 passou a produzir fotolivros com tiragem limitada voltando-se ao mercado de arte, ressignificando seu trabalho de documentarista para lançar um olhar mais conceitual sobre sua temática de trabalho.
Data
28, 29 e 30 de março
Horário:
Quinta-feira – 15h às 18h | Sexta-feira – 10h às 13h | sábado – 10h às 13h
Local
a definir
Carga horária:
9 horas
Pré Requisitos:
Câmera fotográfica
Opcional: levar em pendrive um pequeno ensaio com dez imagens (digitais) sobre qualquer tema.
Número de Vagas:
20
Investimento:
R$ 550,00 - valor promocional para inscrições até dia 3 de março: R$ 495,00 - Pagamento em até 3 parcelas
Programa:
Serão tratados os seguintes temas:
Planejamento de viagem – desde a escolha do lugar, passando pela melhor época do ano, formulação de roteiros dia a dia, escolha de equipamento para a viagem, estudo de possíveis ensaios fotográficos que podem ser realizados na viagem.
Fotografia de viagem – dicas para melhorar sua fotografia, com ênfase em composição e produção de ensaios que contem a história da viagem realizada. Claro que também será falado de técnicas fotográficas, mas o foco da oficina é a educação do olhar e mostrar que a fotografia pode ajudar a melhorar sua experiência como viajante e isso pode ser realizado com qualquer equipamento, inclusive celular com câmera fotográfica.
Apresentação de imagens produzidas por Valdemir Cunha de suas reportagens fotográficas pelo Brasil e pelo Mundo e bate-papo sobre as experiências de viagens de todos os participantes
Saída fotográfica pelas ruas de Tiradentes em que os alunos irão produzir um pequeno ensaio.