Skip to main content

Las Pertenencias del aire

Musuk Nolte

KWY EDICIONES

“Las pertenencias del aire” (Os pertences do ar) é um ensaio fotográfico desenvolvido a partir do diálogo entre a memória de visões vivenciadas durante uma jornada de Ayahuasca e o encontro com o território amazônico. As imagens reconstroem um imaginário singular e subjetivo, desenvolvido em vários cenários e por meio de equivalências simbólicas, documentado ao longo de mais de uma década de viagens por vários rios da Amazônia. A experiência liminar dessas visões amplifica o caráter lírico e visceral da paisagem e do ambiente natural, fomentando uma abordagem introspectiva que explora as potenciais transmutações de personagens e animais como sujeitos da mesma essência.

“Musuk Nolte (Cidade do México, 1988 / Peruano nacionalizado) é um fotógrafo cujo trabalho une fotografia documental e artística, explorando questões sociais e culturais como memória e degradação ambiental. Sua prática frequentemente envolve colaborações com comunidades andinas e amazônicas.

Ele recebeu vários prêmios, incluindo o World Press Photo Award na Categoria Regional Singles (2023) e o X National Photography Award “”Eugene Courret”” (2009). Suas bolsas e residências incluem a FONCA Fellowship (2010), ON AIR – Krems Residency (2007), Magnum Fundo de Emergência da Fundação (2017), Elliott Erwitt HC7 Fellowship (2017) e Bertha Foundation Fellowship (2022). Nolte também é um National Geographic Explorer e foi indicado para o MAST Foundation Grant (2019) e o Leica Oskar Barnack Award (2020).

Ele expôs seu trabalho em 18 exposições individuais e participou de inúmeras mostras coletivas em instituições e eventos de prestígio, como o Museo de Arte de Lima (MALI), Lima Metropolitan Museum, Museo de Arte Contemporáneo (MAC), III Photoquai Biennale, Singapore Photography Biennial, III Daegu Photo Biennale, Angkor Photography Festival, PhotoEspaña XX e XXI, XV Architecture Venice Biennale, Fototeca Latinoamericana (FoLa) e Paris Photo.

Nolte publicou oito livros: PIRUW (com Leslie Searles), La Primera Piedra, Flor de Toé (com VS Photo), La Velocidad de la Deriva, Sombra de Isla, La Resistencia del Silencio, Geografias da Água e Las pertenencias del aire.