Skip to main content

La vie en Rouge

Sandra Gonçalves

Coleção Photothings, 2024 por Porto de Cultura

O conjunto de imagens apresentado trata de mulheres e do seu estar no mundo, em que filtros de todas as ordens impedem uma visão clara do agora. Deste modo, medos irracionais afloram, barreiras e muros crescem por todos as partes e passam a separar os considerados de dentro dos considerados de fora. O mundo torna-se cada vez mais baseado em valores binários, excludentes com aqueles que não se encaixam, que fogem a norma estabelecida. Tal modo de ser sugere ter se adensado a partir do choque provocado pelo COVID-19. Nesse contexto pandêmico e pós pandêmico, as mulheres têm sido uma das maiores vítimas desse modo de ser. No Brasil, por exemplo, o número de feminicídios e agressões às mulheres cresceu significativamente. Tais mulheres são vítimas de uma sociedade doente, machista, egóica e destrutiva que não respeita as diferenças e não aceita a recusa do outro, principalmente das mulheres. Vivemos um incomodo e a figura feminina sofre injunções de todos os tipos.
Resilientes e sobreviventes, mulheres buscam forças nessa vida em vermelho. Vermelho que pode ser o sangue vertido pelas mulheres, seja o menstrual, o de outras dores físicas ou psicológicas, ou o vermelho do sangue provocado pelo agressor. As imagens que trago falam de um passado e de um presente que oprime as mulheres de todas as etnias, sejam cis ou trans. Os corpos doloridos e abusados neste conjunto que apresento, muitas vezes mostram-se nus e lascivos numa afronta as instituições machistas, formadas ao longo da história escrita pelos homens. Queimadas, açoitadas, abusadas durante séculos, neste trabalho as mulheres mostram os seus corpos, superfície carnal em disputa. Aparentam estar presas ao modelo que lhes foi outorgado pelo opressor, mas buscam a liberdade e o vermelho é também a ira de Lilith contra seus algozes. Lilith foi a primeira mulher de Adão que, segundo a tradição, no ato sexual se recusou a ficar por baixo dele e exigiu os mesmos direitos que Adão sendo então expulsa do paraíso como um demônio. As mulheres, nesta série, se afirmam e remetem, com alguma ironia, a uma história de submissão.