Skip to main content

Não Reagente

Priscilla Buhr

Autopublicado

Não Reagente, o fotolivro de Priscilla Buhr com edição de Maíra Gamarra, é o resultado de uma pesquisa que se estende por oito anos, refletindo a jornada intensa e transformadora da artista. Ao longo desse percurso, Priscilla converteu sua dor e emoções em poesia visual, criando obras que confrontam as desigualdades e violências de um sistema patriarcal.

Não Reagente aborda temas como infertilidade, maternidade e as imposições sociais sobre as mulheres, revelando um processo doloroso de renovação e resistência. Por meio de uma linguagem não linear, onde fotografias, textos e aquarelas se entrelaçam, Priscilla constrói uma narrativa que é simultaneamente, um convite e uma provocação.

O projeto gráfico de Clara Simas se alinha com a proposta estética e conceitual da obra, proporcionando ao leitor uma vivência visual e tátil profunda. Financiado pelo Funcultura, do Governo de Pernambuco, e impresso pela Margraf Editora.

Não Reagente participou de importantes eventos e foi reconhecido em diversas ocasiões. Em 2018, integrou a Mostra de Portfólio – Foto em Pauta, em Tiradentes. No ano seguinte, foi selecionado para o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e, em 2020, esteve na Mostra Entremoveres – Nacional Trovoa no Museu da Abolição, em Recife. Em 2023 Priscilla Buhr apresentou o Não Reagente em exposição individual no Museu Murillo La Greca, além de integrar a exposição coletiva Letra Imagem no Goethe Institut de Salvador, com curadoria de Fabio Gatti e recebeu o Prêmio de Melhor Ensaio no Festival Mês da Fotografia, em Brasília. Em 2024 a maquete do trabalho foi selecionada para as leituras de maquete de fotolivros no Solar Foto Festival.