Skip to main content

Temperança

Ed Beltrão

Editora Origem

Este livro é minha arte, meu vento. As águas que banham estas páginas correm e murmuram, mas nunca dormem. O livro foi pensado para que o olhar do leitor acompanhe as correntezas, marolas e ventanias ao longo do percurso. Por que o tema água? Um fascínio de data remota: a água cede, curva-se, contorce-se por entre pedras e pontes, por praias e montanhas, em lugares onde nos nutrimos e pelos quais navegamos numa temperança sem fim.
O ato de fotografar começou como uma diversão para mim, quando ainda era criança. As imagens invertidas na câmera Rolleiflex do meu pai intrigavam-me. Cliquei os primeiros retratos da família, de meu pastor-alemão, o riacho do Quebra-Frascos e então me aventurei mar adentro.
Mais tarde, adolescente, fui o responsável pelas imagens do yearbook da minha turma da high school. Como um tsunami vieram os cursos, workshops com fotógrafos, à época renomados, da revista Life, muitas discussões e inúmeras tarefas. Lembro-me de ser um “encrenqueiro” que travava um corpo a corpo com os mestres sobre técnicas, ângulos e tons diversos. Debatia incessantemente até me ocorrer que, ao me calar e ouvir o que diziam, por fim aprendia algo verdadeiro.
Com o passar do tempo, fui para as pistas procurar pilotos de automóveis para retratá-los a fim de garantir algum sustento. Alguns já me conheciam e gostavam de minhas fotografias. Encomendaram novas imagens e, com o resultado, investi em mais cursos e equipamentos.
Mas a vida nem sempre segue seu curso. A vida abriu um caminho paralelo. Nas décadas seguintes fui professor de inglês e deixei a fotografia em banho-maria. No entanto, esse novo curso era, na verdade, um caminho alternativo para o mesmo destino, e acabou desembocando no lugar de onde eu partira: a fotografia. O que aconteceu ao longo do trajeto está impresso aqui, nesta publicação.
Tenho gosto especial por imagens que falam do silêncio e do vazio; da solitude e da leveza; das linhas e das luzes temperadas que se expressam em minhas imagens. Espero que nelas o leitor encontre simplicidade e temperança tais quais eu experimentei em minha trajetória.