Skip to main content

Do porão ao sótão

Ana Sabiá

Editora Tempo d’Imagem

Em “Do porão ao sótão”, livro vencedor do Prêmio Foto em Pauta 2021, Ana Sabiá arquiteta devaneios líricos a partir da simbólica da casa e os muitos afetos que ela abriga. O livro propõe uma experiência visual e tátil análoga à leitura de um diário íntimo, no qual os eventos se sucedem de maneira anacrônica e o leitor é convidado – além de perscrutar os enigmas das estórias, atributo inerente à fotografia – indagar-se sobre seu próprios esconderijos sensíveis.
Nesse sentido, as fotografias aqui são oferecidas como fragmentos poéticos: abertos e mutáveis, inconclusas e indissolúveis, permeáveis às resignificações…

A série “Do porão ao sótão” foi elaborada entre 2016 e 2018 e já foi exposta no Projeto Armazém Coletivo Elza, em Florianópolis (2017); selecionada na convocatória de artes visuais da Rede SESC de Galerias com exposição individual em São Bento do Sul e Joinville (2018); além de selecionada e exposta na casa de Cultura Dide Brandão em Itajaí (2019).
No livro premiado, Ana Sabiá seleciona parte daquele trabalho, mas insere também fotografias realizadas entre 2020 e 2021, período que coincide com a quarentena, isolamentos sociais e as vivências reclusas nas casas.

O livro conta com texto de apresentação de Juliana Crispe, tradução para o inglês de Alessandra Valentim, arte final de Willian Bazzo e coordenação editorial de Isabel Santana Terron.