Foto: Nereu Jr.

PALESTRAS

Todos os anos o Festival de Fotografia de Tiradentes realiza uma série de palestras no Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168, Centro Histórico) e em outros locais que serão informados.

As atividades são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia (apenas sujeito a limitação do espaço).
As senhas para garantir a participação são distribuídas uma hora antes do início das atividades, e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do Centro Cultural.

Além das palestras, todos os autores que vão lançar livros terão oportunidade de falar sobre suas obras. Alguns destes encontros serão no auditório do Centro Cultural Yves Alves, outros na Vila Foto em Pauta, local dos lançamentos dos livros e da exposição dos livros do Festival ZUM.

 

Quarta, dia 16 – abertura do festival, 20h

O fotógrafo Cristiano Mascaro e o curador Rubens Fernandes Junior falam sobre a mostra “O que os olhos alcançam”, uma grande exposição realizada no Sesc São Paulo e que tem um recorte apresentado no Iphan Tiradentes durante o Festival.

 

Quinta, dia 17

18h –  Maíra Gamarra (Mira Latina) e Paulo Marcos (Ateliê Oriente) relatam as recentes experiências das residências artísticas que promoveram em 2022. Um momento de troca de impressões sobre o que estas vivências proporcionaram para as e os artistas e seus promotores como espaço de troca de conhecimentos e desenvolvimento de projetos que podem ser transformadores.

20h – Gláucia Nogueira (Iandè – Paris) conduz o encontro dos vencedores das duas últimas edições do Prêmio Foto em Pauta: Ana Sabiá, do livro “Do porão ao sótão” e Rodrigo Zeferino, autor de “O grande vizinho”.
O prêmio é uma iniciativa realizada em conjunto com a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora que tem como objetivo incentivar e difundir a produção fotográfica de artistas estreantes através da publicação de livros de pequeno formato.

 

Sexta, dia 18

18h – O papel do impresso: 10 anos da revista ZUM, com Davi de Jesus do Nascimento e Rony Maltz
Em papo que celebra os 10 anos da revista ZUM, do IMS, o artista Davi de Jesus do Nascimento conversa com o editor Rony Maltz sobre a importância renovada do impresso na fotografia contemporânea, especialmente em tempos de virtualização e ataque à imagem.

20h – Apresentação do processo de criação da exposição Cosmopolíticas, uma curadoria realizada por João Castilho e Pedro David para o Festival deste ano. A mostra reúne obras de artistas brasileiros que trabalham com fotografia em torno do tema de uma política da natureza que ocorra através dos corpos, das ausências e dos territórios. 

 

Sábado, dia 19

16h30 –  Dirceu Maués relata seu processo de pesquisa sobre dispositivos precários, das experiências com câmeras artesanais às paisagens incertas dos quimigramas, em conversa com Anna Karina Bartolomeu (EBA – UFMG).

 

20h – Mônica Maia (Mulheres Luz) conduz a conversa entre as fotógrafas Ilana Bar e Isabella Lanave cujos trabalhos “Transparência de Lar” e “Fátima”  se conectam nas respectivas narrativas em torno da fotografia enquanto encontro e nas imagens que atravessam estados de afetos nas relações familiares entre pertencimentos e ausências. As duas autoras fazem parte da exposição coletiva “Presença” e Isabella lança em Tiradentes o livro “Leve a sério o que ela diz”, pela editora Lovely House.

 

 

O festival dispõe de uma tradutora de libras para as palestras.

Para agendamentos de visitas de pessoas ou grupos com necessidades especiais, inclusive audiodescrição de palestras, entre em contato com [email protected]

 

 

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DE QUESTÕES DE SAÚDE PÚBLICA