Do porão ao sótão
Ana Sabiá
Editora Tempo d’Imagem
Em “Do porão ao sótão”, livro vencedor do Prêmio Foto em Pauta 2021, Ana Sabiá arquiteta devaneios líricos a partir da simbólica da casa e os muitos afetos que ela abriga. O livro propõe uma experiência visual e tátil análoga à leitura de um diário íntimo, no qual os eventos se sucedem de maneira anacrônica e o leitor é convidado – além de perscrutar os enigmas das estórias, atributo inerente à fotografia – indagar-se sobre seu próprios esconderijos sensíveis.
Nesse sentido, as fotografias aqui são oferecidas como fragmentos poéticos: abertos e mutáveis, inconclusas e indissolúveis, permeáveis às resignificações…
A série “Do porão ao sótão” foi elaborada entre 2016 e 2018 e já foi exposta no Projeto Armazém Coletivo Elza, em Florianópolis (2017); selecionada na convocatória de artes visuais da Rede SESC de Galerias com exposição individual em São Bento do Sul e Joinville (2018); além de selecionada e exposta na casa de Cultura Dide Brandão em Itajaí (2019).
No livro premiado, Ana Sabiá seleciona parte daquele trabalho, mas insere também fotografias realizadas entre 2020 e 2021, período que coincide com a quarentena, isolamentos sociais e as vivências reclusas nas casas.
O livro conta com texto de apresentação de Juliana Crispe, tradução para o inglês de Alessandra Valentim, arte final de Willian Bazzo e coordenação editorial de Isabel Santana Terron.