Artistas, críticos e pesquisadores

Reinvenções da fotografia

WORKSHOP

Este curso marca o lançamento do livro Midiateca II – escritos sobre fotografia brasileira contemporânea II, colocando em discussão alguns dos temas mais relevantes para o campo da fotografia na atualidade. Por meio da abordagem de diferentes artistas, críticos e pesquisadores de programas de pós-graduação em diversas instituições de ensino do pais, serão apresentados e analisados trabalhos de artistas que estabelecem poéticas e processos de criação a partir de temas como a performance e as temporalidades da imagem, as relações entre fotografia, a memória e o cotidiano, e as imbricações da fotografia com as artes plásticas, o cinema, o vídeo e as tecnologias digitais.

As apresentações serão realizadas de acordo com o seguinte programa:

Encontro 1: dia 28, 19h às 21h30

Antonio Fatorelli: Reverberações entre o moderno e o contemporâneo
Acompanhamos, a partir da década de 1990, o surgimento no âmbito da produção imagética nacional, de um conjunto expressivo de obras produzidas no cruzamento entre a fotografia, o cinema e as mídias digitais, reunidas sob a rubrica de fotografia expandida, de pós-fotografia, ou de fotografia contaminada. Nesse contexto de notável diversificação do fazer fotográfico, comporta indagar-se sobre a extensão das transformações em curso, de aferir a sua abrangência no âmbito da experiência criativa e do pensamento crítico. Afinal, estaríamos experimentando um momento de mudanças radicais ou, de outro modo, reconfigurando experiências preexistentes?

Cesar Baio: Fotografia e pós-antropocentrismo: algoritmos inteligentes, antropoceno e as poéticas do declínio
A apresentação examina trabalhos que se utilizam de imagens produzidas por e para não-humanos, do uso de banco de dados de escala sobre-humana e da criação de futuros especulativos para discutir o modo como novos acoplamentos humano-máquina-sistemas vivos tem reconfigurado os sistemas simbólicos no contexto do antropoceno e das crises globais contemporâneas. Serão privilegiados trabalhos e artistas que assumem poéticas e procedimentos ancorados na falha, no erro, na falência como estratégias para apontar para uma poética do declínio como uma crítica ao antropocentrismo.

 

Encontro 2: Ronaldo Entler e Victa de Carvalho – dia 29, 19h às 21h30

Ronaldo Entler: Imagens, acontecimentos
Temos nos perguntado o que as imagens dizem do mundo ou o quanto usurpam seu lugar, como se uma coisa fosse estranha à outra, como se as linguagens não participassem da realidade. Abordaremos experiências artísticas em que a fotografia adquire a espessura de um acontecimento: ela não demanda do corpo uma pose, mas desencadeia uma vivência e, eventualmente, uma jornada.

Victa de Carvalho: Através das operações de montagem, vamos observar o modo como trabalhos fotográficos recentes, a exemplo de “Fluxos” de Luiz Baltar, desafiam os cânones modernos da chamada fotografia de rua. Em uma abordagem que privilegia as passagens entre as imagens, pretende-se enfatizar uma dimensão conflitiva própria da/na fotografia contemporânea.

 

Encontro 3: Nina Velasco e Cruz e Osmar Gonçalves – dia 30, 17h às 19h30

Nina Velasco e Cruz: Em busca do “gesto perdido”: o dispositivo do tableau vivant na fotografia contemporânea
Iremos refletir sobre o ressurgimento do dispositivo do tableau vivant (encenação de cenas com corpos vivos em poses estáticas, que remota ao século XVIII) na fotografia e na arte contemporânea. A atual hibridação das mídias, em que a separação entre o estático e o movimento não diz respeito mais a essência das imagens (fotografia/cinema/vídeo) reinventa o dispositivo do tableau vivant, atestando a dialética entre o desejo de retomada do “gesto perdido” (Aganben) e a consciência de sua perda irrecuperável, a partir da modernidade.

Osmar Gonçalves: A encenação na fotografia – montando cenas e contando histórias
Buscamos compreender o que é e como tem sido construída a encenação na linguagem fotográfica. Refletiremos sobre categorias como performance, manipulação, ficção e verdade. Trata-se de mostrar que, apesar do que advoga o senso comum, a encenação sempre fez parte do processo fotográfico e hoje, num momento em que ela é praticada de forma mais aberta e consciente, um novo campo de experimentações se abre à fotografia, novas formas de ver e mostrar permeadas por um desejo de fabulação.

INSTRUTOR

Antonio Fatorelli
É professor na graduação e na pós-graduação da ECO/UFRJ, coordenador do grupo de pesquisa FIP – Fotografia, Imagem e Pensamento (CNPq) e pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ). Realizou Pós-doutorado na Princeton University (2006) e no PPGArtes da UFC (2014). Publicou recentemente os livros Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias e Fotografia contemporânea: desafios e tendências.

Cesar Baio
Artista e pesquisador, professor do Instituto de Artes da Unicamp, cofundador do actLAB – Laboratório de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia e autor do livro Máquinas de Imagem: Arte, Tecnologia e Pós-Virtualidade.

Nina Velasco e Cruz
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (P2004). É professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, arte e comunicação, tecnologia da comunicação, fotografia e cinema.

Osmar Gonçalves
Doutor em Comunicação pela UFMG. Realizou Pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea na Sorbonne Nouvelle (Paris 3). É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (2014) e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (2013).

Ronaldo Entler
Pesquisador e crítico de fotografia, professor dos cursos de Comunicação e de Artes da FAAP-SP. Em 2006, concluiu pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Editor do site Icônica e autor do livro de contos Diante da Sombra (Confraria do Vento, 2018).

Victa de Carvalho
Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Université Paris1: Sorbonne. É professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é também coordenadora do Programa de Pós-graduação, PPGCOM-ECO/UFRJ. É integrante do grupo de pesquisa N-imagem e vice-coordenadora do grupo de pesquisa FIP – Fotografia, Imagem e Pensamento (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente com fotografia, cinema e vídeo.

Programação

Data

28, 29 e 30 de março

Horário:

quinta-feira – 19h00 às 21h30 | sexta-feira – 19h00 às 21h30 | sábado – 1700 às 19h30

Local

Tiradentes

Carga horária:

7h30

Pré Requisitos:

não há

Número de Vagas:

30

Investimento:

R$ 360,00 - valor promocional para inscrições até dia 3 de março: R$ 324,00 pagamento em até 3 parcelas

Programa:

Encontro 1: dia 28, 19h às 21h30
Encontro 2: Ronaldo Entler e Victa de Carvalho - dia 29, 19h às 21h30
Encontro 3: Nina Velasco e Cruz e Osmar Gonçalves - dia 30, 17h às 19h30


Inscreva-se aqui: http://bit.ly/2D6SoW8

Informações: [email protected]

Twitter


Facebook