Estúdio CRUA

Narrativas Documentais & Novas Mídias

WORKSHOP

As plataformas digitais estão transformando a maneira como fotógrafos, documentaristas e jornalistas criam e expressam narrativas audiovisuais. Diariamente, cerca de 1.8 bilhões de imagens digitais são publicadas na web. O ambiente web e as mídias contemporâneas possibilitam encontros de diferentes perspectivas, narrativas participativas e novos formatos de contar histórias através de diversas interfaces, dispositivos móveis, experiências imersivas em realidade virtual, webdocumentários e projeções audiovisuais mapeadas.

O programa faz uma imersão em conceitos e cases que utilizam narrativas multiplataformas como suporte para conteúdo documental, discute etapas de produção e questiona como a interatividade transforma as possibilidades de distribuição, impacto social e engajamento.

O workshop inclui ateliê prático de formatação de projetos audiovisuais documentais multiplataformas que utilizem novas mídias e debate a relação entre uso criativo de conteúdo documental (fotos, áudios, vídeos, animações) em narrativas interativas

INSTRUTOR

Marcia e Marina são criadoras do Estúdio CRUA e co-diretoras do projeto de documentário transmídia Som dos Sinos, pioneiro no uso de tecnologia para promoção do patrimônio imaterial no Brasil e contemplado pelo programa Eletrobras Cultural. O premiado longa metragem do projeto tem sido exibido em festivais internacionais como na Seleção Oficial da Mostra Competitiva do Festival Biarritz América Latina na França e Heritales – International Heritage Film Festival (Évora, Portugal), no qual recebeu Menção Honrosa. No Brasil, recebeu o prêmio de Prêmio do Júri Oficial de Melhor Documentário do 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul (DOC-FAM) e Melhor Direção de Fotografia da Mostra Sesc de Cinema Paulista. O próximo documentário da produtora, A Dupla Natureza da Luz, venceu o pitching de desenvolvimento de roteiros para participar da Residência Liziéres em 2018, na França, durante o Festival de Cinema da América Latina de Biarritz.

O Estúdio CRUA idealiza e produz o projeto Hackathon Webdoc, maratonas intensivas de 6 dias com 16 participantes que resultam na produção e publicação de webdocumentários coletivos, como: www.retiroretratos.com.br

Parceiros da CRUA: SP Cine, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP,?Oficina cultural Oswald de Andrade, Universidade de São Paulo: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia e Centro de Preservação Cultural (USP).

Marina Thomé | Fotógrafa, documentarista e artista multimídia. Mestre em Documentário Criativo (UAB – Barcelona), Pós-graduação em Arte & Tecnologia (UBA – SP) e especialista em fotojornalismo e storytelling (International Center of Photography, NYC). Produz e pesquisa conteúdo documental para plataformas multimídia, cinema e TV. Suas produções incluem o documentário “La Ciudad Tipográfica” (exibido em festivais europeus), “De viver de rios, de viver de ruas” (documentário filmado no Pará e SP, lançado com intervenção urbana em vídeo mapping), “Las sombras del Progreso” (primeiro documentário interativo da Espanha), “Totes les llavors Sembrades” (documentário coletivo lançado na Caixafórum – Barcelona) e GARY (curta metragem que teve sua estreia em 2017 no Festival Internacional de Curtas Metragens do Rio de Janeiro, e selecionado para festivais no Uruguai, Espanha e Polônia). Produz conteúdo fílmico para músicos como Alzira Espíndola e Banda Corte, com projeções audiovisuais em shows e vídeos web. Artista convidada – Residência Brasis SP | Redbull Station. Consultora de Comunicação e Conteúdo para a Cinemateca Brasileira desde 2016.

Marcia Mansur | Antropóloga, documentarista e produtora executiva. Artista residente do Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (NEC-MIS 2018), que atua na confluência entre arte e tecnologia. Doutoranda em antropologia na Unicamp. Atuou como diretora, roteirista, editora e pesquisadora em curtas metragens documentais que foram exibidos em festivais como Contro-Sguardi International Festival of Anthropological Cinema (Itália, 2010) e premiados em festivais como: menção honrosa no II Festival do Filme Etnográfico do Recife, (brasil, 2010), melhor documentário no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão (2004), os 10 mais escolha do público no festival internacional de curtas de São Paulo (2005), prêmio aquisição canal brasil no Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2005). Produziu as séries de documentários para TV Olaria Cultural (6 x 26’’), sobre mestres da cultura popular de Pernambuco e releitura (12 x 26’), sobre o universo da literatura contemporânea de recife. Atuou na como produtora do co-lab na Uniondocs Center for Documentary Arts (Brooklyn – NY).

Programação

Data

9 e 10 de Março

Horário:

Sexta-feira - de 14h às 18h | Sábado, de 14h às 18h

Local

Tiradentes

Carga horária:

8 horas

Pré Requisitos:

Profissionais de campos criativos diversos que tenham interesse em narrativas documentais transmídia.

Número de Vagas:

15

Investimento:

R$ 400,00 - 10% de desconto para inscrições até 18 de fevereiro - parcelamento em até 3 vezes

Programa:

Mídias Contemporâneas e Narrativas Documentais
. Análise crítica sobre experiências nacionais e internacionais que apresentam enfoques relevantes em narrativas documentais e novas mídias.
. Ferramentas colaborativas e novas formas de produzir e publicar conteúdo documentário.
. Narrativas audiovisuais interativas e participativas, mapas afetivos documentais e intervenções públicas.
. Visualização de dados, design de interação e sensibilização de público.
. Webdocumentário: narrativas cinematográficas interativas para web.
. Criação e difusão de conteúdos para engajamento social, participativo e colaborativo na era digital.
. Apresentação, da pesquisa ao lançamento, do “Som dos Sinos” (premiado projeto documental transmídia para promoção de patrimônio imaterial brasileiro).
. Estudos de caso e debates sobre interatividade, design de interfaces para storytelling, roteiro e navegação não-linear.

Formatação de Projetos
. Apresentação de metodologia para formatação de projetos audiovisuais documentais multiplataformas que utilizem novas mídias.
. Dinâmica em grupo para concepção e planejamento de produção de projeto digital.
. Apresentação de projetos pelos grupos.

Twitter


Instagram

Facebook