André Penteado

Fotógrafo
Foto: Autorretrato
entrada franca
lugares limitados
foto em pauta com
André Penteado
14 de Setembro / 2017

André Penteado (1970) nasceu e trabalha em São Paulo. Produzindo desde 1998, sua obra investiga, além da própria natureza da imagem fotográfica, temas como fatos da história brasileira e momentos de grande intensidade emocional, como a perda do pai.

André já realizou oito exposições individuais e participou de mais de duas dezena de coletivas. Suas obras já foram exibidas no Brasil, Argentina, Espanha e Inglaterra, onde viveu por sete anos.

Em 2013 venceu o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger com o trabalho O Suicídio de meu pai e em 2014 teve seu projeto Tudo está relacionado selecionado para o Rumos Itaú Cultural 2013-2014. Em 2014 lançou seu primeiro livro – O suicídio de meu pai – e em 2015 publicou o segundo – Cabanagem –que foi incluído nas listas de melhores fotolivros do ano de Martin Parr, no site Time Lightbox, e também de John Gossage, no site Photoeye. Em 2016 lançou o livro Não estou sozinho, que fez parte da lista de melhores livros do ano da revista ZUM. Em julho de 2017, lançou seu quarto livro, Missão Francesa, que foi capa da revista ZUM em sua edição número 12.

veja como foram outros Encontros do foto em pauta